Sobre a generosidade da riqueza absoluta e a usura do capitalismo financeiro

Usury, from Brant’s Stultifera Navis (the Ship of Fools) attributed to Albrecht Dürer

Os mais ricos do Mundo Democrático estão a demonizar os políticos e as políticas que os mesmos fomentaram e mantiveram durante as duas últimas décadas; e ao mesmo tempo permitem que o sistema que os enriqueceu para lá do razoável se mantenha sem mudanças substanciais. Só os mais desatentos é que acham QUE é por pena do Povo, por qualquer razão súbita de ética ou consciência, ou por se sentirem indignados por serem os mais privilegiados por todas as políticas fiscais imaginadas. Hienas, disfarçadas de borregos, é o que são estes capitalistas selvagens.

E eu acredito no ligado à produção efectiva de bens; com e sem ganância, e acima de tudo regulado e fiscalizado. Os socialismos de facto não passam de capitalismos encapotados e medíocres.

Uma leitura interessante sobre o tema é também o artigo The usury crisis and Catholic social teaching, por Michael Liccione e que exemplifica bem a problemática do controle da e o combate à ganância especulativa nos países de raiz cristã, especialmente os católicos.

About the author

Lopo Lencastre de Almeida Entrepreneur. Project Manager, Web Strategist and Application Developer. Particularly interested in client / server systems and design of relational databases, Usability, UX and Accessibility, Security, Authentication and authorization in distributed software development. Always keen to be part of interesting projects, particularly in the spirit of FLOSS. Also interested in governance, ethics and transparency.

GD Star Rating
loading...
Be Sociable, Share!

Note: this article was last updated in October 25th, 2011

Leave a Reply