meaningfull

random notes from our staff

Alameda com 83 plátanos, junto ao rio Lima Associação - Árvores de Portugal
Lei de 1938 sobre as árvores monumentais foi revogada há cerca de dois anos por nova lei — e, desde aí, está à espera de ser regulamentada. Até lá, estão por definir os critérios de classificação ou as sanções a aplicar.

Este é, infelizmente, um procedimento normal em Portugal quando se quer, de facto, desregular alguma coisa e permitir que certos negócios possam funcionar ao abrigo do vazio legal assim criado. Recentemente veio a público mais um negócio de estacionamento na Praça do Príncipe Real ‒ petição a decorrer ‒ que irá por em sério risco árvores classificadas, quando até existem opções viáveis na zona para resolver o problema do estacionamento; opções viáveis mas não tão rentáveis para os promotores do negócio.

Por isso, é fundamental pressionar o Governo para que regulamente com carácter de urgência e assim acabem os atentados potenciais às antigas árvores que beneficiavam de um Estatudo especial de protecção.

Assiim, é necessário, além de subscrever a petição contra o estacionamento, unirmo-nos e SUBSCREVER também esta petição pela regulamentação da Lei e !

E partilhem o mais que puderem, claro.